Order:
  1.  1
    Asserção, inferência e razão.Marcelo Masson Maroldi - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):147-158.
    Robert Brandom propõe um modelo de interação social no qual defende que as atitudes práticas dos usuários da linguagem instituem os conteúdos semânticos e as normas inferenciais que determinam seus usos. Assim, o que ele descreve é uma prática linguística, caracterizado por asserções, que mostra como as atitudes dos agentes, diante das asserções sendo produzidas e consumidas, devem ser entendidas para que instituam conteúdos inferencialmente articulados. Ademais, Brandom relaciona a prática assertiva e o entendimento inferencial do conteúdo semântico a um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Inferencia, substituição E anafora.Marcelo Masson Maroldi - 2015 - Synesis 7 (2):82-96.
    Este artigo introduz as principais ideias da semântica inferencialista de três níveis proposta por Robert Brandom, apresentando-a segundo os conceitos de inferência, substituição e anáfora, relativos a cada nível da análise. Inicia-se discutindo o nível sentencial e em seguida mostram-se as principais razões para analisar os níveis semânticos subsentenciais da linguagem.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    O mito do dado e a epistemologia de Sellars.Marcelo Masson Maroldi - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):393-409.
    Wilfrid Sellars é conhecido por seu famoso ataque a ideia de dados epistêmicos, isto é, a tese de que há algum conhecimento que é "dado" diretamente ao sujeito. De sua rejeição a dadidade, no entanto, seguem-se importantes ideias para uma discussão epistemológica. O objetivo deste artigo é apresentar a premissa geral do dado e da crítica de Sellars, e então discutir os conceitos extraídos desta crítica, introduzindo a epistemologia do próprio autor.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark